Aromaterapia é CIÊNCIA do ramo da Fitoterapia em que aplica óleos voláteis obtidos de plantas em tratamento dos desequilíbrios físicos e emocionais, através dos aromas, visando o bem-estar. É considerada um tipo de medicina natural, preventiva e curativa, podendo ser usada como terapia complementar e como cuidados com a beleza, que busca restabelecer o equilíbrio do organismo como um todo.
No mundo acelerado de hoje, o estresse tornou-se um companheiro indesejado para muitos. A aromaterapia com os benefícios obtidos através do uso correto dos óleos essenciais, conhecidos por seus efeitos que amenizam as perturbações, irritabilidade e estresse. Óleos como Blend Alegria, Laranja Doce e Menta Piperita são eficientes para o dia. Para a noite os mais indicados são os óleos essenciais de Bergamota, Capim Limão, Cedro Atlas e Lavanda. Todos podem ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a tensão, restaurando uma sensação de paz interior e tranquilidade, além de promover uma noite de sono sem interrupções, restaurando as energias para o dia seguinte.
Se você luta com distúrbios do sono ou insônia, a aromaterapia é uma solução eficiente. Óleos essenciais como Bergamota, Capim Limão, Cedro Atlas e Lavanda têm propriedades indutoras do sono que propiciam relaxamento muscular, relaxamento mental controlando os pensamentos acelerados, a ansiedade, proporcionando uma noite de sono justa.
Os óleos essenciais possuem compostos químicos que invadem as células proporcionando efeitos que nos tornam capazes de cuidar das nossas emoções e o ambiente em que estamos influenciando positivamente nossas emoções e comportamento. Aromas cítricos e mentolados elevam nosso ânimo e tudo que parece incomodar sua paz, perde o sentido. Já os aromas florais tornam sua alma leve, sua autoestima se restabelece e o que importa é você se sentir bem.
Seja uma enxaqueca, dor de cabeça ou muscular os óleos essenciais possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que proporcionam alívio. Eucalipto Glóbulos, Lavanda e Menta Piperita são as escolhas mais populares para aliviar esses desconfortos.
Óleos essenciais como melaleuca, limão e eucalipto são conhecidos por suas propriedades anti inflamatórias, antivirais, antibióticas e potentes fortalecedores da imunidade. A aromaterapia pode ser uma excelente adição à sua rotina de bem-estar para ajudar a proteger contra infecções e apoiar os mecanismos naturais de defesa do seu corpo.
Quando você precisa de um estimulante mental ou aumentar o foco, a aromaterapia resolve. Aromas como alecrim, cedro atlas e limão siciliano demonstraram melhorar a função cognitiva e a concentração, além de melhorar a capacidade da memória e organização mental.
A aromaterapia é particularmente benéfica para o sistema respiratório. Óleos como eucalipto e menta piperita podem aliviar o congestionamento, abrir as vias aéreas e aliviar problemas respiratórios como rinite, sinusite, resfriados e alergias e, melhor, restabelecendo a energia física.
Repelentes de insetos convencionais são carregados de produtos químicos industrializados. Os óleos essenciais como capim limão e lavanda servem como repelentes de insetos eficazes no ambiente ou diluídos em óleos vegetais de coco, maracujá ou rosa mosqueta para aplicação no corpo, ainda proporcionam cheiro agradável.
Os desequilíbrios hormonais são responsáveis por várias doenças e atingem principalmente as mulheres. Falta de desejo sexual, TPM, Menopausa, hipo ou hipertireoidismo, baixa autoestima entre outras, a aromaterapia oferece suporte e alívio dos sintomas associados a doenças causadas pelo desequilíbrio hormonal, para cuidar disso tudo, seja qual for seu problema existe o Blend Equilíbrio.
Os mesmos óleos essenciais utilizados para a aromaterapia, são eficientes, quando diluídos em óleo vegetal de rosa mosqueta, para cuidados com a pele. Melasma, rosácea, espinhas, pele desnutrida, poros abertos, manchas… Óleos essenciais, como o de lavanda, cedro atlas, eucalipto glóbulos por exemplo, têm propriedades anti-sépticas, clareadoras e revitalizantes tornando-os adições valiosas às rotinas de cuidados com a pele do rosto e todo corpo.
Além dos benefícios físicos, a aromaterapia nutre a cura e o equilíbrio emocional. Ajuda a controlar as dores emocionais, estresse, irritabilidade, inquietude, ansiedades, autoestima, dando a você o controle das suas emoções e influenciando seu comportamento, autoestima e soluções harmoniosas para sua vida.
A aromaterapia complementa outras práticas de bem-estar, como massagens estéticas e terapêuticas, yoga, meditação e tratamentos de salão e SPA, potencializando seus efeitos e tornando a experiência ainda mais agradável e com vários benefícios para o seu corpo físico e mental.
Os óleos essenciais são substâncias químicas produzidas pelas plantas para processos próprios, exercendo função ecológica, como proteção e reprodução utilizados para a prática da aromaterapia. Podem ser extraídos de algumas regiões tais como folhas, flores, cascas, galhos, raízes, sementes e troncos.
Em todo óleo essencial, os componentes aromáticos são moléculas, reconhecidas e definidas pela aromaterapia científica, que realiza uma classificação, são as chamadas famílias bioquímicas. Cada família possui múltiplas propriedades terapêuticas como relaxamento, controle das emoções, ansiedade, estresse, inquietação mental, insônia, falta de energia, entre outros.
Os óleos vegetais são considerados gorduras. Não são concentrados e por isso podem ser usados sem a necessidade de diluição. Também não são voláteis, possuem aroma mais suave e são menos líquidos que os óleos essenciais.