icone platinha

O que são óleos essenciais?

oleos essenciais

Os benefícios dos óleos essenciais, não é mágica, é ciência.

Talvez por alguma amiga que não fica sem a lavanda para dormir, algum comentário na academia, na aula de yoga, nas rodas de conversas, em alguma página no Instagram ou YouTube, ou talvez por indicação do terapeuta você adentrou no mundo dos óleos essenciais. Bem vinda (o)!

Saber sobre o que são óleos essenciais é transformador quando conhecemos suas funções nas plantas, seus benefícios para nosso bem estar e como usar com segurança. Essa é a proposta aqui! Vamos te ajudar a conhecer esse mundo encantador dos óleos essenciais.

O que são óleos essenciais?

São substâncias naturais das plantas que se vaporizam. São construidos nas células, citoplasma ou nos plastidios (organelas) das plantas. São voláteis na água, aromáticos e solúveis em óleo. Diferente dos óleos gordurosos, como o óleo de coco e o azeite, se evaporam rapidamente e não deixam manchas permanentes no papel.

Cada planta possui uma mistura única de famílias bioquímicas, como um código aromático único e exclusivo. Ao longo da evolução vegetal cada planta “criou” o seu óleo essencial para ajudar na sua saúde biológica, comunicação no seu ambiente e perpetuação da espécie.

Veja abaixo o que são óleos essenciais do ponto de vista funcional bioecológico para as plantas.

Por que as plantas produzem óleos essenciais?

1. Excretar substâncias tóxicas do seu metabolismo;
2. Proteção contra infestação de doenças causadas por fungos, bactérias, liquens, vírus e insetos;
3. Deter inimigos naturais e doenças;
4. Estimular a formação de flores e frutos através de hormônios externos;
5. Atração sexual para polinização, como as abelhas;
6. Ativar e oxigenar seu próprio metabolismo.

O que são óleos essenciais para as plantas?

Óleos essenciais são estimuladores do crescimento saudável das plantas e aliados para sua sobrevivência. Como exemplo podemos usar a planta Melaleuca, onde originalmente seu bioterreno é pantanoso, com presença significativa de fungos, vírus e bactérias. Portanto a Melaleuca se adaptou neste ambiente desenvolvendo substâncias capazes de combater esses microorganismos. Por esse motivo o óleo essencial de melaleuca possui propriedades antifúngicas, bactericidas e antibióticas. Agora que já sabemos o que são óleos essenciais para as plantas, vamos entender melhor como eles atuam em nosso corpo.

Como o corpo humano absorve os óleos essenciais?

Podemos dividir a absorção dos óleos essenciais em nosso corpo de duas formas: inalação e uso tópico.

INALAÇÃO

A – Entrada dos óleos essenciais pelo bulbo olfativo e envio de estímulos para o sistema límbico, sistema cerebral primitivo, também conhecido como centro das emoções.

B – Transporte dos estímulos olfativos através do mesencéfalo, canal de ligação com o sistema nervoso central.

C – Sinalização química do hipotálamo, área ligada as emoções, produção de hormônios e líquidos digestivos, sono, pressão arterial fluidos corporais, temperatura corporal, sono e apetite.

D – Estimulo da glândula pituitária (hipófise) responsável pela produção de diversos hormônios estímulos da tireóide, adrenal, ovários e testículos.

E – Estímulo da glândula pineal, responsável pela síntese da melatonina, regulação do sono, equilíbrio psicoemocional e secreção do neurotransmissor serotonina, regulador dos níveis de humor e energia.

USO TÓPICO

A – Contato dos óleos essenciais com a epiderme.

B – Difusão dos ions e átomos dos óleos nas camadas mais profundas da pele.

C – Vascularização para o sistema circulatório através dos folículos pilosos.

Como são destilados os óleos essenciais?

A maioria dos óleos essencias são extraídos pelo processo de destilação a vapor. Também conhecido como arraste por vapor d água. O material vegetal é colocado dentro um tanque, apoiado por uma peneira. O vapor passa através do material, aquece e arrasta as substâncias aromáticas voláteis. O vapor com o óleo volatilizado, passa por uma serpentina onde é resfriado e condensado. Para se obter um óleo de qualidade, o processo de destilação deve ser lento, em fogo brando, para extrair o material de fundo” das plantas. Caso contrário, o óleo terá apenas substâncias de “superfície” e será um óleo incompleto. Tudo que não queremos.

Quais os benefícios dos óleos essenciais para o bem-estar humano?

Em todo óleo essencial, os componentes aromáticos são moléculas bioquimicamente conhecidas e definidas pela aromaterapia científica, que realiza uma classificação dessas moléculas, chamadas de famílias bioquímicas. Cada família possui múltiplas propriedades terapêuticas como relaxamento, controle das emoções, ansiedade, estresse, aquietação mental, insônia, falta de energia, entre outros. Diversas pesquisas científicas revelam resultados positivos dos óleos essenciais para o bem estar humano.

Gostou? Entre em contato com a nossa equipe