Uma sensação de atraso e ansiedade logo se mesclam com o gosto do café que mal pode ser degustado com calma. A prioridade é chegar para não ficar mal na empresa.
Um início característico, um ambiente fértil para disparar a ansiedade nas primeiras horas do dia. Pensamentos acelerados, autopunição como: como você pode atrasar assim?”, “até quando será um profissional mediano?”, “é por isso que não tem aumento, que não tem promoção”, “o que eles vão pensar de mim? e muitos outros que abrem as janelas para pensamentos negativos.
Nos bastidores da mente humana existem conjuntos de memórias, positivas e negativas, são como sementes esperando a oportunidade perfeita para germinar, e quando não existe uma gestão delas, ou seja, um exercício continuo de auto observação e consciência desses pensamentos e emoções, eles germinam naturalmente dado o contexto.
Em outras palavras: quando não cuidamos do solo, deixamos de escolher a semente que desejamos florescer, portanto toda semente ali presente pode ser germinada naturalmente. A não escolha nesse caso também é escolher ficar ao acaso, é como dizer qualquer planta que florescer está bem. Nesse caso, muitas vezes são pensamentos negativos que disparam nossa ansiedade.
Pensar é um ato inevitável do homo sapiens. Pensar é bom, pensar com gestão e auto observação é melhor ainda, mas pensar em excesso e sem controle é uma máquina de fazer doenças, inclusive a ansiedade e distúrbios físicos e emocionais derivados dela. Segundo a Organização Mundial da Saúde esse cenário mental ansioso e depressivo atinge 1,4 bilhões de pessoas no mundo e o Brasil está na parte de cima dessa lista.
Veja no gráfico abaixo a porcentagem da população que sofre com a ansiedade em alguns países.
Países que mais sofrem com a ansiedade
Mas como controlar a ansiedade? Algumas sugestões:
• A mente não é tudo:
A mente por mais importante que seja, é apenas um aspecto da existência humana, dentre muitos outros. Nosso coração também “fala”, mas as vezes damos muito espaço para a mente e não ouvimos ele. Portanto ouvir e sentir o coração é também uma forma de dizer não aos pensamentos acelerados, autopunitivos e depressivos que disparam a ansiedade.
• Presença é quase tudo:
Estar em estado de presença é estar em conexão com todo o corpo, com a respiração, no momento presente, no agora, sem preocupações excessivas. Estar 100% em cada ação realizada, sem espaços para desvios e pensamentos desnecessários. Uma forma do corpo humano por meio das sensações agarrar-se ao presente e reduzir a quantidade de pensamentos desnecessários naquele momento.
• Boas ferramentas:
Muitas ferramentas podem auxiliar no controle da ansiedade como: mindfulness, respiração consciente; meditações, práticas físicas, práticas de autocuidado; leituras; registros diários em formas de escritas ou desenhos; danças e artes; contato com a natureza; bons estímulos visuais, sonoros e olfativos são alguns exemplos.
Outro ponto importante sobre a ansiedade é a nossa disposição para entender, aceitar suas origens e combatê-la. Existem boas opções para nos ajudar neste sentido.
A especialidade da Sense Artesanais é oferecer bons estímulos olfativos através dos óleos essenciais. Uma ciência natural capaz de estimular o sistema nervoso central para auxiliar no combate da ansiedade e criar um ambiente corporal de equilíbrio físico e emocional que você merece.
Nosso lema é autocuidar-se além da beleza, conte sempre com a Sense!
Como controlar a ansiedade?